Notícias de TI | Tutoriais de TI

Quais são os perigos que os arquivos anexados no e-mail podem oferecer?
Última atualização 3 meses atrás

Quais são os perigos que os arquivos anexados no e-mail podem oferecer?

O e-mail é uma das principais e mais práticas maneiras de enviar e receber arquivos na internet. Por esse motivo, a troca de mensagens eletrônicas se tornou uma porta de entrada livre para os vírus e outros bytes mal intencionados.

Essas pragas costumam estar impregnadas nos arquivos anexados, pegando carona no e-mail para ter acesso aos computadores. E os vírus possuem vários truques para atingir os objetivos. Veja alguns deles:

Camuflagem

Como é difícil inserir um vírus em arquivos de fotos e músicas, os itens que contém o vírus podem estar escondidos como se fossem imagens ou melodias. É possível identificar essa trapaça olhando a extensão do objetivo. Os arquivos executáveis (e perigosos) possuem extensão .exe. Já as músicas geralmente estão em formato .mp3, .wav, entre outros. A solução é fugir dos .exe.

Tamanho do arquivo

Outra característica que identifica um vírus é o seu tamanho. Se você estiver na dúvida, pois o arquivo que você recebeu realmente é um executável, avalie o tamanho do anexo. Os vírus raramente alcançam os 2 MB de peso.

Keylog

Na tentativa de capturar dados do usuário, como senhas, e-mails ou outros códigos, vários e-mails são enviados com uma forma de vírus chamado keylog (registro de chave, em português). O keylog costuma acompanhar o arquivo em anexo.



By Silvio Tavares
CEO Well Tecnologia
Graduação: Ciência da Computação e Redes de Computadores
Pós Graduação: Governança de T.I.

Certificações Microsoft:
Microsoft Windows Server 2012/2016/2019
Microsoft Windows 7,8.1,10
Especialista em Microsoft Exchange Server 2016

Títulos Internacionais:

MCSA - Microsoft Certified Solutions Associate
Comprova que você possui os conhecimentos técnicos necessários para construir uma Carreira sustentável em TI.
As certificações da Série Solutions Associate permitem que os profissionais sejam reconhecidos pelo seu profundo conhecimento e especialização em tecnologias específicas da Microsoft.

MCSE - Microsoft Certified Solutions Expert
Demonstra sua habilidade para construir soluções inovadoras através de múltiplas tecnologias e plataformas, estejam elas em redes locais ou na nuvem.
As credenciais da Série Solutions Expert validam um conjunto abrangente de conhecimentos necessários para se ter sucesso no trabalho.

Por favor, aguarde!

Por favor aguarde... vai levar um segundo!